Catecismo da Igreja Católica

 

PRIMEIRA PARTE - SEGUNDA SEÇÃO - A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ

OS SÍMBOLOS DA FÉ

PARÁGRAFO 5 - O CÉU E A TERRA

325         O Símbolo dos Apóstolos  professa que Deus é "o Criador do céu e da terra", e o Símbolo niceno-constantinopolitano explicita: "... do universo visível e invisível"

326         Na Sagrada Escritura, a expressão "céu e terra" significa tudo aquilo que existe, a criação inteira. Indica também o nexo no interior da criação, que ao mesmo tempo une e distingue céu e terra: "a terra" e o mundo dos homens[fca1] ; "o céu” ou "os céus" pode designar o firmamento[fca2] , mas também o "lugar" próprio de Deus: "nosso Pai nos céus" (Mt 5,16) e, por conseguinte, também o "céu" que e a glória escatológica. Finalmente, a palavra "céu" indica o "lugar" das criaturas espirituais - os anjos - que estão ao redor de Deus.

(Parágrafos relacionados: 290,1023,2794)

327         A profissão de fé do IV Concilio de Latrão afirma que Deus "criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em seguida, a criatura humana, que tem algo de ambas, por compor-se de espírito e de corpo[fca3] "

(Parágrafo relacionado:  296)

I. Os anjos

A EXISTÊNCIA DOS ANJOS - UMA VERDADE DE FÉ

328         A existência dos seres espirituais, não-corporais, que Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.

(Parágrafo relacionado:  150)

QUEM SÃO OS ANJOS?

329         Santo Agostinho diz a respeito deles: "Angelus officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen huius naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est; quaeris officium, angelus est, ex eo quod est, spiritus est, ex eo quod agit, angelus - Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz[fca4] ". Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam "constantemente a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10), são "poderosos executores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra" (Sl 103,20).

330         Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais [fca5] e imortais[fca6] . Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória[fca7] .

CRISTO "COM TODOS OS SEUS ANJOS"

331         Cristo é o centro do mundo angélico. São seus os anjos: "Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos..." (Mt 25,31). São seus porque foram criados por e para Ele: “Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1,16). São seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. "Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14).

(Parágrafo relacionado:  291)

332         Eles aí estão, desde a criação [fca8] e ao longo de toda a História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização: fecham o paraíso terrestre[fca9] , protegem [fca10] Lot[fca11] , salvam Agar e seu fi1ho[fca12] , seguram a mão de Abraão[fca13] , comunicam a lei por seu ministério[fca14] , conduzem o povo de Deus[fca15] , anunciam nascimentos [fca16] e vocações[fca17] , assistem os profetas[fca18] , para citarmos apenas alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do Precursor e o do próprio Jesus[fca19] .

333         Desde a Encarnação até a Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus “introduziu o Primogênito no mundo, disse:   - Adorem-no todos os anjos de Deus- ” (Hb 1,6). O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja: "Glória a Deus..." (Lc 2,14). Protegem a infância de Jesus[fca20] , servem a Jesus no deserto[fca21] , reconfortam-no na agonia[fca22] , embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos[fca23] , como outrora fora Israel[fca24] . São ainda os anjos que "evangelizam[fca25] ", anunciando a Boa Nova da Encarnação [fca26] e da Ressurreição de Cristo[fca27] . Estarão presentes no retorno de Cristo, que eles anunciam [fca28] serviço do juízo que o próprio Cristo pronunciará[fca29] .

(Parágrafo relacionado:  559)

OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA

334         Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos[fca30] .

335         Em sua Liturgia, a Igreja se associa aos anjos para adora o Deus três vezes Santo[fca31] ; ela invoca a sua assistência (assim em In Paradisum deducant te Angeli... - Para o Paraíso te levem os anjos, da Liturgia dos defuntos[fca32] , ou ainda no "hino querubínico" da Liturgia bizantina[fca33] ).  Além disso, festeja mais particularmente a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os anjos da guarda).

(Parágrafo relacionado:  1138)

336         Desde o início [fca34] até a morte[fca35] , a vida humana é cercada por sua proteção [fca36] e por sua intercessão[fca37] . "Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida[fca38] ." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.

(Parágrafo relacionado:  1020)

II. O mundo visível

337         Foi Deus mesmo quem criou o mundo visível em toda a sua riqueza, diversidade e ordem. A Escritura apresenta a obra do Criador simbolicamente como uma seqüência de seis dias “de trabalho” divino que terminam com o "descanso" do sétimo dia[fca39] . O texto sagrado ensina, a respeito da criação, verdades reveladas por Deus para nossa salvação [fca40] que permitem "reconhecer a natureza profunda da criação, seu valor e sua finalidade, que é a glória de Deus[fca41] ".

(Parágrafos relacionados: 290,293)

338         Não existe nada que não deva sua existência a Deus criador. O mundo começou quando foi tirado do nada pela Palavra de Deus; todos os seres existentes, toda a natureza, toda a história humana têm suas raízes neste acontecimento primordial: é a própria gênese pela qual o mundo foi constituído e o tempo começou[fca42] .

(Parágrafo relacionado:  297)

339         Cada criatura possui sua bondade e sua perfeição próprias. Para cada uma das obras dos "seis dias" se diz: "E Deus viu que isto era bom". "Pela própria condição da criação, todas as coisas são dotadas de fundamento próprio, verdade, bondade, leis e ordens especificas[fca43] ." As diferentes criaturas, queridas em seu próprio ser, refletem, cada uma a seu modo, um raio da sabedoria e da bondade infinitas de Deus. É por isso que o homem deve respeitar a bondade própria de cada criatura para evitar um uso desordenado das coisas, que menospreze o Criador e acarrete conseqüências nefastas para os homens e seu meio ambiente.

(Parágrafos relacionados: 2501,299,226)

340         A interdependência das criaturas é querida por Deus. O sol e a lua, o cedro e a pequena flor, a águia e o pardal: as inúmeras diversidades e desigualdades significam que nenhuma criatura se basta a si mesma, que só existem em dependência recíproca, para se completarem mutuamente, a serviço umas das outras.

(Parágrafo relacionado:  1937)

341         A beleza do universo. A ordem e a harmonia do mundo criado resultam da diversidade dos seres e das relações que existem entre eles. O homem as descobre progressivamente como leis da natureza. Elas despertam a admiração dos sábios. A beleza da criação reflete a infinita beleza do Criador. Ela deve inspirar o respeito e a submissão da inteligência do homem e de sua vontade.

(Parágrafos relacionados: 283,2500)

342         A hierarquia das criaturas é expressa pela ordem dos "seis dias", que vai do menos perfeito ao mais perfeito. Deus ama todas as suas criaturas[fca44] , cuida de cada uma, até mesmo dos pássaros. Apesar disso, Jesus diz: "Vós valeis mais do que muitos pardais" (Lc 12,7), ou ainda: "Um homem vale muito mais do que uma ovelha" (Mt 12,12).

(Parágrafo relacionado:  310)

343         O homem é a obra-prima do obra do criação. A narração bíblica exprime isto distinguindo nitidamente a criação do homem da criação das outras criaturas[fca45] .

(Parágrafo relacionado:  335)

344         Existe uma solidariedade entre todas as criaturas pelo fato de terem todas o mesmo Criador e de todas estarem ordenadas à sua glória:

(Parágrafos relacionados: 293,139,2416)

Louvado sejas, meu Senhor.

Com todas as tuas criaturas,

Especialmente o senhor irmão Sol,

Que clareia o dia

E com sua LUZ nos alumia.

Louvado sejas, meu Senhor,

Pela irmã água,

Que é muito útil e humilde

E preciosa e casta...

Louvado sejas, meu Senhor,

Por nossa irmã, a mãe Terra,

Que nos sustenta e governa,

E produz frutos diversos

E coloridas flores e ervas.

Louvai e bendizei a meu Senhor,

E dai-lhe graças,

E servi-o com grande humildade[fca46] .

(Parágrafo relacionado:  1218)

345         O Sábado - fim da obra dos "seis dias". O texto sagrado diz que "Deus concluiu no sétimo dia a obra que tinha feito", e assim "o céu e a terra foram terminados", e no sétimo dia Deus "descansou", e santificou e abençoou este dia (Gn 2,1-3). Essas palavras inspiradas são ricas de ensinamentos salutares:

(Parágrafo relacionado:  2168)

346         Na criação, Deus depositou um fundamento e leis que permanecem estáveis[fca47] , nos quais o crente poder apoiar-se com confiança e que para ele serão o sinal e a garantia da fidelidade inabalável da Aliança de Deus[fca48] . Por sua parte, o homem deverá ficar fiel a este fundamento e respeitar as leis que o Criador inscreveu nele.

(Parágrafo relacionado:  2169)

347         A criação está em função do Sábado e portanto do culto e da adoração de Deus. O culto está inscrito na ordem da criação[fca49] . "Nada se anteponha à obra de Deus", diz a regra de São Bento[fca50] , indicando assim a ordem correta das preocupações humanas.

(Parágrafos relacionados: 1145,1152)

348         O Sábado constitui o coração da lei de Israel. Observar os mandamentos é corresponder à sabedoria e à vontade de Deus expressa em sua obra de criação.

(Parágrafo relacionado:  2172)

349         O oitavo dia. Mas para nós nasceu um dia novo: o dia da Ressurreição de Cristo. O sétimo dia encerra a primeira criação. O oitavo dia dá início à nova criação. Assim, a obra da criação culmina na obra maior da redenção. A primeira criação encontra seu sentido e seu ponto culminante na nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa o da primeira[fca51] .

(Parágrafos relacionados: 2174,1046)

RESUMINDO

350         Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas: "Ad omnia bona nostra cooperantur angeli. - Os anjos cooperam para todos os nossos bens[fca52] 

351         Os anjos cercam Cristo, seu Senhor. Servem-no particularmente, no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens.

352         A Igreja venera os anjos que a ajudam em sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano.

353         Deus quis a diversidade de suas criaturas e a bondade própria delas, sua interdependência e ordem. Destinou todas a criaturas materiais ao bem do gênero humano. O homem, e por meio dele a criação inteira, destina-se à glória de Deus.

354         Respeitar as leis inscritas na criação e as relações que derivam da natureza das coisas é princípio de sabedoria e fundamento da moral.

PARÁGRAFO 6

O HOMEM

355         “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou" (Gn 1,27). O homem ocupa um lugar único na criação: ele é "a imagem de Deus" (I); em sua própria natureza une o mundo espiritual e o mundo material (II); é criado "homem e mulher" (III); Deus o estabeleceu em sua amizade (IV).

(Parágrafos relacionados: 1700,343)

I. "À imagem de Deus"

356         De todas as criaturas visíveis, só o homem é "capaz de conhecer e amar seu Criador[fca53] ”; ele é "a única criatura na terra que Deus quis por si mesma[fca54] "; só ele é chamado a compartilhar, pelo conhecimento e pelo amor, a vida de Deus. Foi para este fim que o homem foi criado, e aí reside a razão fundamental de sua dignidade:

(Parágrafos relacionados: 1703,2258,225)

Que motivo vos fez constituir o homem em dignidade tão grande? O amor inestimável pelo qual enxergastes em vós mesmo vossa criatura, e vos apaixonastes por ela; pois foi por amor que a criastes, foi por amor que lhe destes um ser capaz de degustar vosso Bem eterno[fca55] .

(Parágrafo relacionado:  295)

357         Por ser à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de é e de amor que ninguém mais pode dar em seu lugar.

(Parágrafos relacionados: 1935,1877)

358         Deus criou tudo para o homem[fca56] , mas o homem foi criado, para servir e amar a Deus e oferecer-lhe toda a criação:

(Parágrafos relacionados: 299,901)

Quem é, pois, o ser que vai vir à existência cercado de tal consideração? E o homem, grande e admirável figura viva, mais precioso aos olhos de Deus do que a criação inteira: é o homem, é para ele que existem o céu e a terra e o mar e a totalidade da criação, e é à salvação dele que Deus atribuiu tanta importância que nem sequer poupou seu Filho único em seu favor. Pois Deus não cessou de tudo empreender para fazer o homem subir até ele e fazê-lo sentar-se à sua direita[fca57] .

359         "Na realidade o mistério do homem só se torna claro verdadeiramente no mistério do Verbo Encarnado[fca58] ."

(Parágrafo relacionado:  1701)

São Paulo ensina-nos que dois homens estão na origem do gênero humano: Adão e Cristo... "O primeiro Adão", diz ele, "foi criado como um ser humano que recebeu a vida; o segundo é um ser espiritual que dá a vida." O primeiro foi criado pelo segundo, de quem recebeu a alma que o faz viver... O segundo Adão estabeleceu sua imagem no primeiro Adão quando o modelou. E assim se revestiu da natureza deste último e dele recebeu o nome, a fim de não deixar perder aquilo que havia feito à sua imagem. Primeiro Adão, segundo Adão: o primeiro começou, o segundo não acabará. Pois o segundo é verdadeiramente o primeiro, como ele mesma disse: "Eu sou o Primeiro e o último[fca59] "

(Parágrafos relacionados: 388,411)

360         Graças à Origem comum, o gênero humano forma uma  unidade. Pois Deus "de um só fez toda a raça humana" (At  1 7,26[fca60] ):

(Parágrafos relacionados: 225,404,775,831,842)

Maravilhosa visão que nos faz contemplar o gênero humano na unidade de sua origem em Deus...; na unidade de sua natureza, composta igualmente em todos de um corpo material e de uma alma espiritual; na unidade de seu fim imediato e de sua missão no mundo; na unidade de seu hábitat: a terra, de cujos bens todos os homens, por direito natural, podem usar para sustentar e desenvolver a vida; na unidade de seu fim sobrenatural: Deus mesmo, ao qual todos devem tender; na unidade dos meios para atingir este fim;... na unidade do seu resgate, realizado em favor de todos por Cristo[fca61] .

361         "Esta lei de solidariedade humana e de caridade[fca62] ”, sem excluir a rica variedade das pessoas, das culturas e dos povos,  nos garante que todos os homens são verdadeiramente irmãos.

(Parágrafo relacionado:  1939)

II. "Corpore et anima unus" (Uno de alma e corpo)

362         A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. O relato bíblico exprime esta realidade com uma linguagem simbólica, ao afirmar que "O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gn 2,7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus.

(Parágrafos relacionados: 1146,2332)

363         Muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana [fca63] ou a pessoa humana [fca64] inteira. Mas designa também o que há  de mais íntimo no homem [fca65] e o que há  nele de maior valor[fca66] , aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: "alma" significa o princípio espiritual no homem.

(Parágrafo relacionado:  1703)

364         O corpo do homem participa da dignidade da "imagem de Deus": ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito[fca67] .

(Parágrafo relacionado:  1004)

Unidade de corpo e de alma, o homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador uma voz de louvor. Não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal; ao contrario, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia[fca68] .

(Parágrafo relacionado:  2289)

365         A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a "forma" do corpo[fca69] ; ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas unidas, mas a união deles forma uma única natureza.

366         A Igreja ensina que cada alma espiritual é diretamente criada por Deus [fca70] - não é "produzida" pelos pais - e é imortal[fca71] : ela não perece quando da separação do corpo na morte e se unirá novamente ao corpo na ressurreição final.

(Parágrafos relacionados: 1005,997)

367         Por vezes ocorre que a alma aparece distinta do espírito. Assim, São Paulo ora para que nosso "ser inteiro, o espírito, a alma e o corpo", seja guardado irrepreensível na Vinda do Senhor (1 Ts 5,23). A Igreja ensina que esta distinção não introduz uma dualidade na alma[fca72] . "Espírito" significa que o homem está ordenado desde a sua criação para seu fim sobrenatural[fca73] , e que sua alma é capaz de ser elevada gratuitamente à comunhão com  Deus[fca74] .

(Parágrafo relacionado:  2083)

368         A tradição espiritual da Igreja insiste também no coração, no sentido bíblico de "fundo do ser" (Jr 31,33), onde a pessoa se decide ou não por Deus[fca75] .

(Parágrafos relacionados: 478,582,1431,1764,2517,2562,2843,2331,2336)

III. "Homem e mulher os criou"

IGUALDADE E DIFERENÇA QUERIDAS POR DEUS

369         O homem e a mulher são criados, isto é, são queridos por Deus: por um lado, em perfeita igualdade como pessoas humanas e, por outro, em seu ser respectivo de homem e de  mulher. "Ser homem, 'ser mulher" é uma realidade boa e querida por Deus: o homem e a mulher têm uma dignidade inamissível que lhes vem diretamente de Deus, seu Criador.  O homem e a mulher são criados em idêntica dignidade, "à imagem de Deus". Em seu "ser-homem" e seu "ser-mulher” refletem a sabedoria e a bondade do Criador[fca76] .

370         Deus não é de modo algum à imagem do homem. Não é nem homem nem mulher. Deus é puro espírito, não havendo nele lugar para a diferença dos sexos. Mas as "perfeições" do homem e da mulher refletem algo da infinita perfeição de Deus: as de uma mãe [fca77] e as de um pai e esposo[fca78] [fca79] .

(Parágrafos relacionados: 42,239)

"UM PARA O OUTRO"  "UMA UNIDADE A DOIS"

371         Criados conjuntamente, Deus quer o homem e a mulher um para o outro. A Palavra de Deus dá-nos a entender isto por meio de diversas passagens do texto sagrado. "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda" (Gn 2,18). Nenhum dos animais pode ser este "vis-à-vis" do varão[fca80] . A mulher que Deus "modela" da costela tirada do varão e que leva a ele provoca da parte do homem um grito de admiração, uma exclamação de amor e de comunhão: "É osso de meus e carne de minha carne" (Gn 2,23). O homem descobre a mulher como um outro "eu" da mesma humanidade.

(Parágrafo relacionado:  1605)

372         O homem e a mulher são feitos "um para o outro": não que Deus os tivesse feito apenas "pela metade" e "incompletos"; criou-os para uma comunhão de pessoas, na qual cada um dos dois pode ser "ajuda" para o outro, por serem ao mesmo tempo iguais enquanto pessoas ("osso de meus ossos...") e complementares enquanto masculino e feminino[fca81] . No matrimônio, Deus os une de maneira que, formando "uma só carne" (Gn 2,24), possam transmitir a vida humana: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra" (Gn 1,28). Ao transmitir a seus descendentes a vida humana, o homem e a mulher, como esposos e pais,  cooperam de forma única na obra do Criador[fca82] .

(Parágrafo relacionado:  1652,2366)

373         No desígnio de Deus, o homem e a mulher têm a vocação de "submeter" a terra [fca83] como "intendentes" de Deus. Esta soberania não deve ser uma dominação arbitrária e destrutiva. À imagem do Criador "que ama tudo o que existe" (Sb 11,24), o homem e a mulher são chamados a participar da Providência divina em relação às demais criaturas. Daí a responsabilidade deles para com o mundo que Deus lhes confiou.

(Parágrafos relacionados: 307,2415)

IV. O homem no Paraíso

374         O primeiro homem não só foi criado bom, mas também foi constituído em uma amizade com seu Criador e em tal harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava que só serão superadas pela glória da nova criação em Cristo.

(Parágrafo relacionado:  54) 

375         Interpretando de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo Testamento e da Tradição, a Igreja ensina que nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram constituídos em um estado "de santidade e de justiça original[fca84] ". Esta graça da santidade original era uma participação da vida divina[fca85] .

(Parágrafo relacionado:  1997)

376         Pela irradiação desta graça, todas as dimensões da vida do homem eram fortalecidas. Enquanto permanecesse na intimidade divina, o homem não devia nem morrer [fca86] nem sofrer[fca87] . A harmonia interior da pessoa humana, a harmonia entre o homem e a mulher [fca88] e, finalmente, a harmonia entre o primeiro casal e toda a criação constituíam o estado denominado "justiça original".

(Parágrafos relacionados: 1008,1502)

377         O  "domínio" do mundo que Deus havia outorgado ao homem desde o início realizava-se antes de tudo no próprio homem como domínio de si mesmo. O homem estava intacto e ordenação em todo o seu ser, porque livre da tríplice concupiscência  [fca89] que o submete aos prazeres dos sentidos, à cobiça dos bens terrestres e à auto-afirmação contra os imperativos da razão.

 (Parágrafo relacionado: 2514) 

378         O  sinal da familiaridade com Deus é o fato de Deus o colocar no jardim[fca90] . Lá  vive "para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15): o trabalho não é uma penalidade[fca91] , mas sim a colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação visível.

(Parágrafos relacionados: 2415,2417)

379         E toda esta harmonia da justiça original, prevista para o homem pelo desígnio de Deus, que será  perdida pelo pecado de nossos primeiros pais.

RESUMINDO

380         "Pai Santo, criastes o homem e a mulher à vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que, servindo a Vós, seu Criador, dominassem toda criatura[fca92] "

381         O homem é predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus feito homem   "imagem do Deus invisível" (Cl 1,15), a fim de que Cristo seja o primogênito de uma multidão de irmãos e de irmãs[fca93] .

382         O homem é "corpore et anima unus" (uno de corpo e alma[fca94] ). A doutrina da fé afirma que a alma espiritual e imortal é criada diretamente por Deus.

383         "Deus não criou o homem solitário. Desde o início, 'Deus os criou varão e mulher' (Gn 1,27). Esta união constituiu a primeira forma de comunhão de pessoas[fca95] ."

384         A revelação dá-nos a conhecer o estado de santidade e de justiça originais do homem e da mulher antes do pecado: da amizade deles com Deus advinha a felicidade da existência  deles no Paraíso.

 

 

Anterior=> §268 a  §324

Folha de Apresentação

Posterior => §385 a §421

 
FastCounter by bCentral

Índice Geral

Qualquer falha constatada avise-nos

 

 

Rev.2 de  dez/2003


 [fca1] Sl 115, 16 O céu pertence a Javé, mas a terra ele a deu para os homens

 [fca2] Sl 19, 2  O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos. 

 [fca3] DS 800; CF DS3002  e Credo do Povo de Deus: profissão de fé solene 8.

 [fca4] Sl 103,Bendiga a Javé, ó minha alma, e todo o meu ser ao seu nome santo! 15 Os dias do homem são como a relva, ele floresce como a flor do campo.

 

 [fca5] Pio XII DS 3891

 [fca6] Lc 20, 36 Fiquem atentos, e rezem todo o tempo, a fim de terem força para escapar de tudo o que deve acontecer, e para ficarem de pé diante do Filho do Homem.»

 [fca7] Dn 10, 9 Ouvi o som de palavras e, ao ouvi-lo, caí sem sentidos com o rosto por terra. 10 A mão de alguém me tocou e sacudiu, fazendo-me ficar de joelhos, com a palma das mãos no chão. 11 Ele me disse: "Daniel, homem querido, entenda a mensagem que vou lhe transmitir. Fique de pé, pois Deus me mandou a você". Ele falou e eu me levantei tremendo. 12 Ele continuou: "Daniel, não tenha medo, pois desde o primeiro dia em que você começou a meditar para entender e se humilhou diante de Deus, as suas palavras foram ouvidas, e é por causa delas que eu vim.

 [fca8] Jó 38, 7 enquanto os astros da manhã aclamavam e todos os filhos de Deus aplaudiam? (onde os anjos são chamados “filhos de Deus”)

 [fca9] Gn3,24 Ele expulsou o homem e colocou diante do jardim de Éden os querubins e a espada chamejante, para guardar o caminho da árvore da vida.

 

 [fca10] CAPÍTULO DEZENOVE

A justiça de Deus - 1  [fca10]Ao anoitecer, os dois anjos chegaram a Sodoma. Ló estava sentado à porta da cidade e, ao vê-los, levantou-se para os receber e prostrou-se com o rosto por terra. 2 E disse: «Senhores, fiquem hospedados em casa do seu servo, lavem os pés e, pela manhã, continuarão seu caminho». Mas eles responderam: «Não! Nós vamos passar a noite na praça». 3 Ló insistiu tanto que eles foram para a casa dele e entraram. Ló preparou-lhes uma refeição, mandou assar pães sem fermento, e eles comeram.

4 Eles ainda não haviam deitado, quando os homens da cidade rodearam a casa. Eram os homens de Sodoma, desde os jovens até os velhos, o povo todo, sem exceção. 5 Chamaram Ló e lhe disseram: «Onde estão os homens que vieram para a sua casa esta noite? Traga-os para que tenhamos relações com eles».

6 Ló saiu à porta e, fechando-a atrás de si, 7 disse-lhes: «Meus irmãos, eu lhes peço: não façam o mal. 8 Vejam! Eu tenho duas filhas que ainda são virgens; eu as trarei para vocês: façam com elas o que acharem melhor. Mas não façam nada a esses homens, porque eles estão hospedados em minha casa». 9 Mas eles responderam: «Saia daí! Esse indivíduo veio como imigrante e agora quer ser juiz! Pois bem! Nós faremos mais mal a você do que a eles». E empurraram Ló, tentando arrombar a porta. 10 Os visitantes, porém, estenderam os braços e puxaram Ló para dentro, fechando a porta. 11 Quanto aos homens que estavam à porta, eles os feriram com cegueira, do menor ao maior, de modo que não conseguiam achar a entrada.

12 Os visitantes disseram a Ló: «Você ainda tem alguém aqui? Faça sair deste lugar seus filhos e filhas, e todos os seus parentes que estão na cidade, 13 porque nós vamos destruir este lugar, pois é grande o clamor que se ergueu contra eles diante de Javé. E Javé nos enviou para exterminá-los». 14 Ló foi falar com seus futuros genros, que estavam para casar com suas filhas: «Vamos, saiam deste lugar, porque Javé vai destruir a cidade». Mas seus futuros genros achavam que Ló estava brincando.

15 Ao raiar da aurora, os anjos insistiram com Ló, dizendo: «Levante-se, tome sua mulher e suas duas filhas que aqui se encontram, para que não pereçam no castigo da cidade». 16 Como Ló não se decidisse, os visitantes o tomaram pela mão, junto com a mulher e as duas filhas, pois Javé tinha compaixão dele. Eles o fizeram sair e o deixaram fora da cidade.

17 Quando estavam fora, um deles disse: «Procure salvar-se, e não olhe para trás. Não pare em lugar nenhum da planície; fuja para a montanha, para não morrer». 18 Ló respondeu: «Não, meu Senhor. 19 Teu servo encontrou graça a teus olhos, e mostraste grande misericórdia por mim, salvando-me a vida. Mas eu receio que não poderei salvar-me na montanha antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20 Vê! Aqui perto há uma pequena cidade, onde posso refugiar-me e escapar do perigo.

 

 [fca11] Gn 19,21 Ele respondeu: «Concedo o que você está pedindo: não destruirei a cidade da qual você está falando. 22 Depressa, fuja para lá, porque nada posso fazer enquanto você não chegar lá». É por isso que se deu a essa cidade o nome de Segor.

23 O sol estava nascendo quando Ló chegou a Segor. 24 Então Javé fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra; 25 destruiu essas cidades e toda a planície, com os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 26 A mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estátua de sal.

27 Abraão levantou-se de madrugada e foi ao lugar onde estivera com Javé. 28 Olhou para Sodoma, para Gomorra e para toda a planície, e viu a fumaça subir da terra, como a fumaça de uma fornalha. 29 Assim, ao destruir as cidades da planície, Deus se lembrou de Abraão, e retirou Ló do meio da catástrofe, quando arrasou as cidades onde Ló habitava.

Frutos da cidade corrompida -30  [fca11]Ló subiu de Segor e se estabeleceu na montanha com as duas filhas, porque estava com medo de viver em Segor. Por isso, instalou-se numa caverna com as duas filhas. 31 A mais velha disse à mais nova: «Nosso pai já está velho e na terra não há nenhum homem para ter relação conosco, como se faz em todo lugar. 32 Vamos embriagar nosso pai para ter relação com ele; assim daremos uma descendência ao nosso pai». 33 Nessa noite, elas embriagaram o pai e a mais velha deitou-se com ele, que não percebeu nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. 34 No dia seguinte, a mais velha disse para a mais nova: «Na noite passada eu dormi com meu pai; esta noite, nós o embriagaremos de novo, e você se deitará com ele; assim daremos uma descendência ao nosso pai». 35 Também nessa noite, elas embriagaram o pai, e a mais nova deitou-se com ele, que não percebeu nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. 36 E as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. 37 A mais velha deu à luz um filho, e o chamou Moab, que é o antepassado dos atuais moabitas. 38 Também a mais nova deu à luz um filho, e o chamou Ben-Ami, que é o antepassado dos atuais amonitas.

 

 [fca12] Gn 21, 17 Deus ouviu os gritos da criança, e o anjo de Deus, lá do céu, chamou Agar, dizendo: «O que é que você tem, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu os gritos do menino que aí está.

 [fca13] Gn 22, 11 Nesse momento, o anjo de Javé o chamou lá do céu e disse: «Abraão, Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou!»

 [fca14] At 7, 53 Vocês receberam a Lei, promulgada através dos anjos, e não a observaram!»

 

 [fca15] Ex 23, 20 Vou enviar um anjo na frente de você, para que ele cuide de você no caminho e o leve até o lugar que eu preparei para você. 21 Respeite-o e obedeça a ele. Não se revolte, porque ele leva consigo o meu nome, e não perdoará suas revoltas. 22 Contudo, se você lhe obedecer fielmente e fizer tudo o que eu disser, então eu serei para você inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários. 23 Meu anjo irá à frente de você e o levará aos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e eu acabarei com eles.

 [fca16] Jz CAPÍTULO TREZE

Nascimento de um herói -* 1 Os israelitas tornaram a fazer o que Javé reprova. E Javé os entregou aos filisteus durante quarenta anos.

2 Havia um homem de Saraá, do clã de Dã, que se chamava Manué. Sua mulher era estéril e não tinha filhos. 3 O anjo de Javé apareceu à mulher e lhe disse: «Você é estéril e não tem filhos, mas ficará grávida e dará à luz um filho. 4 Tome cuidado: não beba vinho, nem qualquer outra bebida alcoólica, e não coma nada que seja impuro, 5 porque você ficará grávida e dará à luz um filho. A navalha não será passada sobre a cabeça do menino, porque desde o seio da mãe ele será consagrado a Deus. É ele quem começará a salvar Israel do poder dos filisteus». 6 A mulher foi falar assim ao marido: «Um homem de Deus veio me visitar. Pela sua aparência majestosa, parecia um anjo de Deus. Eu não perguntei de onde ele veio, nem ele me disse o seu nome. 7 Ele só me falou o seguinte: ‘Você ficará grávida e dará à luz um filho; tome cuidado para não beber vinho, nem qualquer outra bebida alcoólica, e não coma nada que seja impuro, porque o menino será consagrado a Deus, desde o seio de sua mãe até o dia de sua morte’ «.

8 Então Manué rezou a Javé: «Eu te peço, Senhor: que o homem de Deus que enviaste, volte e nos diga o que devemos fazer com o menino, quando ele nascer». 9 Deus ouviu a oração de Manué, e o anjo de Deus apareceu outra vez à mulher, quando ela estava no campo. Seu marido Manué não estava com ela. 10 A mulher foi correndo avisar o marido: «O homem que me visitou outro dia, voltou». 11 Manué seguiu a mulher e foi perguntar ao homem: «Foi você quem falou com esta mulher?» Ele respondeu: «Sim. Fui eu mesmo». 12 Manué disse: «Quando se realizar a sua palavra, como será o comportamento do menino? O que é que ele deve fazer?» 13 O anjo de Javé respondeu a Manué: «A mulher não poderá fazer nada daquilo que lhe foi proibido: 14 não colocará na boca nada que seja feito de uva, não beberá vinho nem bebida alcoólica e não comerá nenhuma coisa impura. Ela deve observar tudo o que eu mandei». 15 Manué disse ao anjo de Javé: «Fique conosco, que vamos preparar um cabrito para você». 16 O anjo de Javé respondeu a Manué: «Mesmo que eu fique, não provarei a sua comida. Mas, se você quiser, prepare um holocausto e ofereça a Javé». Manué não tinha percebido que esse homem era o anjo de Javé. 17 E Manué perguntou: «Qual é o seu nome, para que possamos agradecer a você, quando suas palavras se realizarem?» 18 O anjo de Javé retrucou: «Por que você está querendo saber o meu nome? Ele é misterioso». 19 Então Manué pegou o cabrito com a oferta, e ofereceu-o sobre a rocha em holocausto a Javé, que realiza coisas misteriosas. Manué e sua mulher ficaram observando. 20 Quando a chama do altar subiu para o céu, o anjo de Javé também subiu na chama. Vendo isso, Manué e sua mulher caíram com o rosto no chão. 21 O anjo de Javé não apareceu mais, nem para Manué nem para a sua mulher. Então Manué entendeu que era o anjo de Javé. 22 Ele disse à sua mulher: «Certamente morreremos, porque vimos a Deus». 23 A mulher respondeu: «Se Javé nos quisesse matar, não teria aceito o holocausto e a oferta, não nos teria mostrado tudo o que vimos, nem nos teria comunicado essas coisas».

24 A mulher deu à luz um filho e lhe deu o nome de Sansão. O menino cresceu e Javé o abençoou. 25 E o espírito de Javé começou a agitar Sansão no Acampamento de Dã, entre Saraá e Estaol.

 

 [fca17] Jz 6, 11 O anjo de Javé chegou e se assentou debaixo do carvalho que está em Efra, na propriedade de Joás, filho de Abiezer. Foi quando Gedeão, filho de Joás, estava debulhando o trigo no tanque de pisar uvas, para escondê-lo dos madianitas. 12 O anjo de Javé apareceu a Gedeão e lhe disse: «Javé está com você, valente guerreiro!» 13 Gedeão respondeu: «Meu Senhor, se Javé está conosco, por que nos aconteceu tudo isso? Onde estão as maravilhas de que nossos antepassados falavam: ‘Javé nos tirou do Egito...’? O fato é que agora Javé nos abandonou e nos entregou na mão dos madianitas».

14 Então Javé se voltou para Gedeão e disse: «Vá. Com suas próprias forças, salve Israel dos madianitas. Sou eu que envio você». 15 Gedeão replicou: «Meu Senhor, como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco da tribo de Manassés, e eu sou o caçula da casa de meu pai!» 16 Javé lhe disse: «Eu estarei com você, e você derrotará os madianitas como se fossem um só homem». 17 Gedeão insistiu: «Se alcancei teu favor, dá-me um sinal de que és tu quem fala comigo. 18 Não vás embora antes que eu volte e te faça uma oferta». Javé respondeu: «Ficarei aqui até você voltar».

19 Gedeão foi preparar um cabrito e fez pães sem fermento com uma medida de farinha. Colocou a carne numa cesta e o caldo na panela. Trouxe tudo e ofereceu a Javé, debaixo do carvalho. 20 O anjo de Javé lhe disse: «Pegue a carne e os pães sem fermento, coloque-os sobre esta rocha, e derrame o caldo por cima». Assim fez Gedeão. 21 O anjo de Javé estendeu a ponta do bastão que tinha na mão, tocou na carne e nos pães sem fermento, e da rocha subiu um fogo, que consumiu a carne e os pães. Nesse momento, o anjo de Javé desapareceu. 22 Gedeão percebeu que era o anjo de Javé, e exclamou: «Ah! Meu Senhor Javé! Eu vi o anjo de Javé face a face!» 23 Javé lhe respondeu: «Fique em paz e não tenha medo, porque você não morrerá». 24 Então Gedeão construiu aí um altar para Javé, e lhe deu o nome de «Javé é Paz», um altar que existe em Efra de Abiezer, até o dia de hoje.

A ruptura com a idolatria. Is 6, 6 Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz.

 [fca18] 1Rs 19, 5 Deitou-se debaixo da árvore e dormiu. Então um anjo o tocou e lhe disse: «Levante-se e coma».

 [fca19]l Lc1,11 Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré.

 [fca20] Mt 1,20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 2,13  [fca20]Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: «Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.» 19 Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito.

 [fca21] Mc 1,13 E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Mt 4,11 Então o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus.

 [fca22] Lc 22,43 Apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava.

 [fca23] Mt 26, 53 Ou você pensa que eu não poderia pedir socorro ao meu Pai? Ele me mandaria logo mais de doze legiões de anjos.

 [fca24] 2MC10,29 No auge do combate, os inimigos viram no céu cinco homens resplandecentes, montados em cavalos com rédeas de ouro e que se puseram como comandantes dos judeus. 30 Colocaram o Macabeu no meio deles e o protegeram com seus escudos, tornando-o invulnerável, enquanto atiravam setas e raios contra os adversários. Desorientados por não poderem enxergar, os inimigos dos judeus se dispersaram totalmente confusos. 11,8 Estavam ainda perto de Jerusalém, quando apareceu, marchando à frente deles, um cavaleiro vestido de branco e empunhando armas de ouro.

 [fca25] Lc 2, 10 Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo:

 [fca26] Lc 2, 8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.»

 [fca27] Lc 16, 5 Então entraram no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. 6 Mas o jovem lhes disse: «Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. 7 Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele vai para a Galiléia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse.»

 

 [fca28] At 1, 10 Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco 11 apareceram a eles e disseram: «Homens da Galiléia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu.»

 

 [fca29] Mt 13,41 o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles recolherão todos os que levam os outros a pecar e os que praticam o mal. Mt 25,31 «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Lc 2,8 Eu digo a vocês: todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9 Mas, aquele que me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus.

 [fca30]  At 5,18 e mandaram prender os apóstolos e jogá-los na cadeia pública. 19 Durante a noite, porém, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20 «Vão ao Templo e lá continuem a anunciar ao povo toda a mensagem da vida.» 8,26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: «Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.» Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, 28 e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe: «Aproxime-se desse carro e o acompanhe.» 10,3 Certo dia, pelas três horas da tarde, Cornélio teve uma visão. Viu claramente que um anjo de Deus vinha ao seu encontro, chamando: «Cornélio!» 4 E Cornélio olhou para ele; e cheio de medo perguntou: «O que há, Senhor?» O anjo respondeu: «As orações e esmolas que você fez foram aceitas por Deus em seu favor. 5 Agora, mande alguns homens a Jope para que tragam certo Simão, também chamado Pedro. 6 Ele está hospedado na casa de um curtidor chamado Simão, que vive perto do mar.» 7 Quando o anjo que lhe falava desapareceu, Cornélio chamou dois empregados e um soldado piedoso que estava a seu serviço. 8 Explicou-lhes tudo e os mandou a Jope. 12,6 Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais selvagens, répteis da terra e aves do céu. 7 Depois ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro, mate e coma’. 8 Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais coisa profana e impura entrou na minha boca’. 9 A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’. 10 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11 Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 27,23 Esta noite me apareceu um anjo do Deus ao qual pertenço e a quem adoro. 24 O anjo me disse: ‘Não tenha medo, Paulo. Você deve comparecer diante de César. E Deus concede a você a vida de todos os seus companheiros de viagem’. 25 Portanto, coragem, amigos! Confio em Deus que as coisas acontecerão como me foi dito. 26 Entretanto, devemos ser arremessados em alguma ilha.»

 

 [fca31] Missale Romanum, Prex eucharistica

 [fca32] [OEx 50],

 [fca33] [(Liturgia de S. João Crisóstomo].

 [fca34] Mt 18, 10 «Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu.

 [fca35] Lc 16, 22 Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado.

 [fca36] Sl 34, 8 O anjo de Javé acampa ao redor dos que o temem, e os liberta.

Sl 91, 10    A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda,

11    pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos.

12    Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra.

13    Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões.

 [fca37] Jó 33,23 Contudo, se a pessoa encontra um anjo favorável, um intercessor, entre outros mil, que lhe mostre o seu dever, 24 que tenha compaixão dele e diga a Deus: 'Livra-o de baixar à sepultura, pois encontrei um resgate para ele. Zc 1,12 E o anjo de Javé perguntou: "Javé dos exércitos, até quando ficarás sem mostrar compaixão para com Jerusalém e as outras cidades de Judá, contra as quais estás irado já faz setenta anos?" Tb 12,12 Quando você e Sara rezavam, era eu quem apresentava o memorial da súplica de vocês diante do Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos.

 [fca38] São Basílio, Ad. Eunomium 3,1: PG 29,656B.

 [fca39] Gn 1,1 No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2 A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas.

3 Deus disse: «Que exista a luz!» E a luz começou a existir. 4 Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas:

 [fca40] Conforme Constituição Dogmática Concílio Vaticano II « Dei Verbum »  item  11

 [fca41] Conforme  Constituição Dogmática Concílio Vaticano II « Lumen gentium » item 36

 [fca42] Santo Agostinho, De Genesi contra Manichaeos, 1,2,4: PL 35,175.

 [fca43] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 36,2.

 [fca44] Sl 145, 9 Javé é bom para todos, compassivo com todas as suas obras.

 [fca45] Gn 1, 26 Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra».

 [fca46] São Francisco de Assis, Cântico das Criaturas, 426

 [fca47]  Hb 4,3 Nós, porque acreditamos, podemos entrar nesse descanso, conforme Deus disse: «Por isso, eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu descanso». Aqui se trata do descanso de Deus, depois que realizou as suas obras no princípio do mundo. 4 Em algum lugar, a Escritura diz a respeito do sétimo dia: «E no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras».

 [fca48] Jr 31, 35 Assim diz Javé, aquele que estabelece o sol para iluminar o dia e ordena à lua e às estrelas para iluminarem a noite, aquele que agita o mar e as ondas rugem, aquele cujo nome é Javé dos exércitos: 36 Quando essas leis falharem diante de mim - oráculo de Javé - então o povo de Israel também deixará de ser diante de mim uma nação para sempre. 37 Assim diz Javé: Quando alguém puder medir o tamanho do céu nas alturas ou examinar com cuidado os profundos alicerces da terra, só então eu rejeitarei o povo inteiro de Israel, por causa de tudo o que ele fez - oráculo de Javé. 33, 19 Javé dirigiu a palavra a Jeremias: 20 Assim diz Javé: Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e com a noite, de modo que já não haja mais dia e noite no tempo certo, 21 também será rompida a minha aliança com o meu servo Davi, de modo que lhe falte um descendente no trono, e a aliança com os levitas sacerdotes que me servem. 22 Multiplicarei a descendência do meu servo Davi e dos levitas que me servem, como as estrelas do céu que não dá para contar, como a areia da praia que ninguém pode calcular.

23 Javé dirigiu a palavra a Jeremias: 24 Você não ouve o que essa gente diz? Eles dizem: "Javé rejeitou as duas famílias que havia escolhido". Assim desprezam o meu povo e não o consideram como nação. 25 Assim diz Javé: Como é certo que eu criei o dia e a noite e estabeleci as leis do céu e da terra, 26 também é certo que não rejeitarei a descendência de Javé e de meu servo Davi, deixando de escolher entre seus descendentes os chefes da descendência de Abraão, Isaac e Jacó. Porque eu mudarei a sorte deles, e deles terei compaixão.

 [fca49] Gn 1, 14 Deus disse: «Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos;

 [fca50] são Bento, Regula 43,3: CSEL 75,106 (PL 66,675)

 [fca51] Missale Romanum, Vigília pascal: oração após a primeira leitura

 [fca52] santo Tomás de Aquino, s; Th I.114,3  ad 3

 [fca53] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 12,3.

 [fca54] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 24,3.

 [fca55] (Santa Catarina de Sena, dial. 4, 13 : ed. G. Cavallini [Roma 1995] p. 43).

 [fca56] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 12,1 ;24,3,1

 [fca57] (S. João Crisóstomo, serm. in Gen. 2, 1 : PG 54, 587D-588A).

 [fca58] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 22,1

 [fca59] " (S. Pedro Crisólogo, serm. 117, 1-2 : PL 52, 520B).

 [fca60] Tb 8, 6 Tu criaste Adão e, como ajuda e apoio, criaste Eva, sua mulher, e dos dois nasceu a raça humana. Tu mesmo disseste: ‘Não é bom que o homem fique só. Façamos para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante’.

 [fca61] Encíclica de Pio XII Nostra aetate 1.

 [fca62] Encíclica de Pio XII Acta Apostolicae Sedis (1939) 426

 [fca63] Mt 16, 25 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que um homem pode dar em troca da sua vida?

Jo 15, 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos.

 [fca64]At 2,41 Os que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas.

 [fca65] Mt 26, 38 Então disse a eles: «Minha alma está numa tristeza de morte. Fiquem aqui e vigiem comigo.»

Jo 12, 27 Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.

 [fca66] Mt 10, 28 Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno!

2Mc 6,30 Já quase morto, em meio às torturas, Eleazar ainda falou entre gemidos: "O Senhor, que possui a santa sabedoria, sabe que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis da tortura, mas em minha alma estou alegre, porque sofro por causa do temor a ele".

 [fca67] 1Cor 6,19 Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês já não pertencem a si mesmos. 20 Alguém pagou alto preço pelo resgate de vocês. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.

15, 44 é semeado corpo animal, mas ressuscita corpo espiritual. Se existe um corpo animal, também existe um corpo espiritual, pois a Escritura diz que 45 Adão, o primeiro homem, tornou-se um ser vivo, mas o último Adão tornou-se espírito que dá a vida.

 [fca68] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 14,1.

 [fca69] (Conforme Concílio Viena en 1312 : DS 902)

 [fca70] (Conforme Pio XII, enc. " Humani generis ", 1950 : DS 3896 ; SPF 8)

 [fca71] (Conforme Concílio de Latrão V en 1513 : DS 1440) 

 [fca72] (Concílio Constantinopla IV en 870 : DS 657).

 [fca73] Concílio Vaticano I : DS 3005 ; Conforme Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 22, § 5.

 [fca74] Pio XII, Encíclica " Humani generis ", 1950 : DS 3891

 [fca75] Dt 6, 5 Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. ; 29, 3 Contudo, Javé não tinha dado a vocês, até o dia de hoje, um coração para compreender, olhos para ver e ouvidos para ouvir.

 Is 29, 13 O Senhor disse: Esse povo se aproxima de mim só com palavras, e somente com os lábios me glorifica, enquanto o seu coração está longe de mim. O culto que me prestam é tradição humana e rotina.

Ez 36, 26 Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.

Mt 6,21  [fca75]‘Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal”.

Lc 8,15 O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.»

Rm 5,5 E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

 [fca76] Gn 2, 7 Então Javé Deus modelou o homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente. 22 Depois, da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou uma mulher, e apresentou-a para o homem.

 [fca77] Is 49, 14 Sião dizia: "Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu!" 15 Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você. 66, 13 Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou consolar vocês; em Jerusalém, vocês serão consolados.

Sl 130, 2 Senhor, ouve o meu grito! Que os teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido por graça! 3 Javé, se levas em conta as culpas, quem poderá resistir?

 [fca78] Os 11,1 Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; 2 e no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos. 3 E não há dúvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles. 4 Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles.

Jr 3,4-19.

 [fca79] Jr 3, 4 Agora você me invoca, dizendo: 'Meu Pai, tu és o amigo da minha mocidade'. 5 E cai pensando: 'Não guarde rancor eterno contra mim'. E continua tranqüila, praticando maldades". 6 No tempo do rei Josias, Javé me disse: "Você viu o que fez Israel, essa rebelde? Ela andou por todos os altos montes e se prostituiu à sombra de toda árvore frondosa. 7 Eu pensava que ela, depois de ter feito tudo isso, voltaria para mim. Mas não voltou. Então sua irmã Judá, a infiel, viu tudo; 8 viu que eu rejeitei a rebelde Israel exatamente por causa de todos os seus adultérios, entregando-lhe o documento de divórcio. Mas a infiel Judá, sua irmã, não teve medo: também ela caiu na prostituição. 9 Com sua prostituição fácil desonrou o país, cometendo adultério com os ídolos de pedra e de madeira. 10 Apesar de tudo isso, a rebelde Judá, irmã de Israel, não voltou para mim de todo o coração, mas apenas de mentira" - oráculo de Javé. 11 Então Javé me disse: "A rebelde Israel é mais correta que a infiel Judá. 12 Vá, pois, e grite lá do Norte esta mensagem: Volte, Israel rebelde - oráculo de Javé. Eu não mostrarei a você uma face indignada, porque sou amoroso - oráculo de Javé - e não guardo rancor eterno. 13 Vamos, reconheça a sua culpa, porque você foi infiel a Javé seu Deus: você se prostituiu com estrangeiros à sombra de toda árvore frondosa, e me desobedeceu - oráculo de Javé. 14 Voltem, filhos rebeldes - oráculo de Javé - pois eu sou o Senhor de vocês e posso pegar um de cada cidade e dois de cada clã para levar a Sião. 15 Pois aí eu vou lhes dar pastores de acordo com o meu coração, e eles guiarão vocês com ciência e sensatez. 16 Quando crescerem e se multiplicarem no país - oráculo de Javé - então ninguém mais falará na Arca da Aliança de Javé; ninguém pensará nem se lembrará mais dela. Não sentirão falta dela e nem será refeita. 17 Nesse tempo, Jerusalém será chamada 'Trono de Javé'. Todos os povos aí se reunirão em nome de Javé, e não seguirão mais a dureza do seu coração malvado. 18 Nesse dia, a casa de Judá irá ao encontro da casa de Israel, e juntas virão da região do Norte para o país que eu dei como herança aos seus antepassados. Circuncidem o coração - 19 Eu tinha pensado contar você entre os meus filhos, dar-lhe uma terra invejável, a pérola das nações como herança, esperando que você me chamasse 'Meu Pai' e não se afastasse de mim.

 [fca80] Gn 2,19 Então Javé Deus formou do solo todas as feras e todas as aves do céu. E as apresentou ao homem para ver com que nome ele as chamaria: cada ser vivo levaria o nome que o homem lhe desse. 20 O homem deu então nome a todos os animais, às aves do céu e a todas as feras. Mas o homem não encontrou uma auxiliar que lhe fosse semelhante.

 [fca81] Conforme Carta Apostólica de João II, Mulieris dignitatem, 7: 1988.

 [fca82] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 50,1.

 [fca83] Gn 1, 28 E Deus os abençoou e lhes disse: «Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra».

 [fca84] Concílio de Trento DS 1511

 [fca85] Conforme  Constituição Dogmática Concílio Vaticano II « Lumen gentium » item 2.

 [fca86] Gn 2, 17 Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, com certeza você morrerá». 3, 19 Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará».

 [fca87] Gn 3, 16 Javé Deus disse então para a mulher: «Vou fazê-la sofrer muito em sua gravidez: entre dores, você dará à luz seus filhos; a paixão vai arrastar você para o marido, e ele a dominará».

 [fca88] Gn 2, 25 Ora, o homem e sua mulher estavam nus, porém, não sentiam vergonha.

 [fca89] 1Jo 2, 16 Pois tudo o que há no mundo - os apetites baixos, os olhos insaciáveis, a arrogância do dinheiro - são coisas que não vêm do Pai, mas do mundo.

 [fca90] Gn 2,8 Javé Deus plantou um jardim em Éden, no Oriente, e aí colocou o homem que havia modelado. 

 [fca91] Gn 3,17 Javé Deus disse para o homem: «Já que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto eu lhe tinha proibido comer, maldita seja a terra por sua causa. Enquanto você viver, você dela se alimentará com fadiga. 18 A terra produzirá para você espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva dos campos. 19 Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará».

 [fca92] Missale Romanum Oração eucarística IV.

 [fca93] Ef 1, 3    Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. 4  Ele nos escolheu em Cristo  antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. 5  Ele nos predestinou para sermos  seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, 6  para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido.

Rm 8, 29 Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos.

 [fca94] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 14,1

 [fca95] Conforme Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II «Gaudium et spes » item 12,4.